Saiba Mais
Cognição
Cognição é um termo médico que se refere às capacidades que possibilitam aprendizagem do ser humano e sua resposta ao meio ambiente.
Simplificando, é o funcionamento do cérebro humano, a utilização das funções cognitivas para efetivarmos uma resposta.
QUANDO PRECISAMOS AVALIAR NOSSA COGNIÇÃO?
-
Quando estamos sentindo que nossa memória não é mais a mesma;
-
Quando não conseguimos aprender como antes;
-
Quando não conseguimos manter o padrão de organização na vida financeira, administração doméstica e/ou atividades profissionais;
-
Quando nos perdermos na rua;
-
Quando as palavras somem dificultando a continuidade de uma conversa;
-
Quando não conseguimos lembrar das pessoas, nomes e fatos recentes.
Deve-se levar em consideração que todos os itens descritos acima podem ser considerados perdas normais dentro de um padrão no envelhecimento, só serão indicativos de algo diferente caso associados entre si e outros itens não listados. Por isso, caso haja dúvida....solicite uma Avaliação Cognitiva!
PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO COGNITIVA EM IDOSOS?
Avaliação Cognitiva é descrita por inúmeros autores como a capacidade em verificar a habilidade de uma pessoa para desempenhar respostas intelectuais.
Ela possibilita reconhecermos o processo de envelhecimento saudável ou com algum comprometimento cognitivo. Estas testagens avaliam diversas funções cognitivas como: a memória recente e remota, a evocação, o reconhecimento de novas informações, a orientação, linguagem, memória, praxia, atenção, pensamento abstrato, percepção e cálculo. A grande riqueza desta Avaliação é que sua análise irá contribuir no tratamento médico para a prevenção ou tratamento na terceira idade. É, na verdade, uma avaliação para diagnóstico diferencial!